A indústria criativa tem crescido a passos largos no Brasil. Segundo o caderno Boa Chance do jornal O Globo, atualmente, quase 900 mil pessoas trabalham nesse ramo no país. E claro, a Babilônia Feira Hype faz parte dessa história. Nosso evento emprega 6 mil pessoas, direta e indiretamente, contando com mais de 120 expositores a cada edição.
Robert Guimarães, sócio fundador badaladíssimo da Hype, deu seu depoimento para o jornal: “Acredito que diante da angústia da instabilidade, o mercado se potencializa. São pessoas buscando alternativas e possibilidades. Momentos difíceis acabam sendo os grandes propulsores da criatividade”, disse ele.
A Babilônia nasceu em 1996, quando ainda nem se falava em economia criativa – termo que só surgiu em 2001 quando foi criado pelos ingleses. Nessa época, a Hype já aplicava vários princípios como sustentabilidade, coletivo criativo, pop up, start up, além de bombar com vários players nascidos no evento e com lojas sacudindo o mercado convencional.
O INBRACULTMODE – Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design nasceu em 2004 com a missão de descobrir, lançar e incubar novos talentos da economia criativa, e, assim, institucionalizar iniciativas como a Babilônia Feira Hype e o Prêmio Rio Moda Hype. Os sócios-fundadores da Hype, Robert Guimarães e Fernando Molinari, estão a frente do INBRACULTMODE e ajudaram a criar o Colegiado de Moda, que inseriu a moda como instrumento de cultura, passando a ser reconhecida e enquadrada na Lei Rouanet.
A Babilônia se orgulha de fazer parte do crescimento econômico do país e, consequentemente, ajudar tantos empreendedores culturais. Vida longa à indústria criativa! E nos dias 27 e 28 de junho damos continuidade à nossa história de sucesso com a próxima edição e o Rio Food Parque, no Link Mall, na Barra. Não percam!
Logo em seguida, nos dias 4 e 5 de julho, estaremos de volta ao Monte Líbano.