Menu fechado

Quem Somos

Foto: Henrique Madeira

BABILÔNIA FEIRA HYPE

Criada em 1996, a BABILÔNIA FEIRA HYPE é a feira cultural e turística oficial do Rio de Janeiro, reunindo moda, arte, design, decoração, artesanato e gastronomia em um só lugar. A BFH é a única feira deste segmento regulamentada por Lei Municipal no. 3005 de 18/01/2000, as edições contam com a participação de 120 a 150 expositores, e tendo já ultrapassado 3,5 milhões de pessoas em mais de 350 edições realizadas. Ponto de partida de mais de 5 mil novas marcas e mais de 300 empresas implantadas, a  BABILÔNIA FEIRA HYPE é a melhor vitrine para novos criadores iniciarem suas trajetórias como pequenos empreendedores e aprenderem através do contato direto e retorno do público (pessoas antenadas as tendências e que buscam novidades) como melhor desenvolver seus negócios e tornarem-se grandes marcas, a exemplo de muitas que ali começaram e hoje são “cases” de destaque no mercado brasileiro.

A BFH, em seu formato pioneiro, é uma combinação de feira de rua + mercado + shopping center + Grand Bazar de Istambul Biergartens (praça gastronômica dos parques alemães) + Oktoberfest de Munique + Candem Town + Shoreditch + Feira Benedito Calixto/SP  Bread&Butter + Parque de Diversões + Circo.

Para expor no evento, são selecionados somente os produtores, ou seja, na feira, só se vende o que se produz, não trabalhamos com revenda ou importados. A BFH, desde 1996, aplica conceitos na prática que naquela época nem existiam: incubadoras, aceleradoras e start-ups, economia criativa (termo de 2001), sustentabilidade, gestão, pop-up store, feira gastronômica, handmade (produtos feitos à mão).

HYPE ART PRODUÇÕES

Idealizada a partir do encontro dos empreendedores Robert Guimarães Fernando Molinari em 1995, a produtora HYPE ART PRODUÇÕES tem como objetivo realizar eventos para descobrir novos talentos, novas linguagens e novos formatos de eventos. Neste contexto, surgiram a BABILÔNIA FEIRA HYPE e todos os seus desdobramentos, como o PRÊMIO RIO MODA HYPE, o PORTAL DE DOCs RODA DA MODA, o HYPE FREE MARKET e o RIO FOOD PARQUE – FOOD TRUCK FESTIVAL.

Foto: Sheila Guimarães

DIRETOR GERAL

Robert Guimarães

Profissional multimídia, que desde 1986 atua em várias frentes no mercado criativo: Produtor e Gestor Cultural, Ator, Autor e Diretor Teatral, Diretor de Arte, Roteirista e Cineasta. 

Em 1981 ingressou no “O Tablado” e formou-se ator em 1986. Como ATOR foi dirigido por grandes diretores da cena teatral, tais como: Domingos Oliveira, Maria Clara Machado, Moacyr Góes, Augusto Boal, Amir Hadad entre outros. Atuou na peça“O Defunto” ao qual foi indicado aos Prêmios de Melhor Ator no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – SP – 1988 e Festival Internacional de Teatro de Ponta Grossa – Paraná – 1988. Em, 1994, estreou com AUTOR, P e PRODUTOR TEATRAL com a peça “Flor de Obsessão”.  Na TELEVISÃO como ATOR participou de algumas produções: Novela – “Paraiso” de Benedito Ruy Barbosa, direção de Rogério Gomes (Rede Globo); Programa – “Sob Nova Direção” (Rede Globo); Série “Avassaladoras” (Canal Fox e Rede Record). Ainda como ATOR no CINEMA atuou nos filmes: “Meu Nome Não É Johnny” – Direção Mauro Lima, “Mais Uma Vez Amor” – Direção Rosane Svartman e “Sexo Com Amor?” – Direção Wolf Maia. Como ROTEIRISTA“As Aparências Engam”, roteiro para longa-metragem (inédito), “Eu Voyeur  – Uma Janela Indiscreta” – Roteiro (Documentário), 2010 – “O Bolo” – Roteiro e Direção (curta-metragem) – *Curta-metragem selecionado para PREMIÉRE BRASIL do FESTIVAL DO RIO 2010 e para vários outros FESTIVAIS INTERNACIONAIS nos quais recebeu vários prêmios de MELHOR FILME (júri popular): FESTIVAL MIXBRASIL 2010- SÃO PAULO, INFFINITOBRAZILIAN FILM FESTIVAL 2011 (New York, Miami e Buenos Aires) e mais o PREMIO DE MELHOR DIREÇÃO DE ARTE (Miami), tendo ainda participado em Londres e Montevidéu no INFFINITOBRAZILIAN FILM FESTIVAL 2011. Além de participar no FESTIVAL BRASFTV – Toronto e Berlin. Como PRODUTOR CULTURAL: Em 1996, criou junto ao seu sócio Fernando Molinari os eventos: BABILÔNIA FEIRA HYPE (Evento Cultural, Turístico e Social oficial da Cidade do Rio de Janeiro, que ocorre há 18 anos, tendo lançando no mercado mais de 5 mil novos talentos). Em 2004, o PRÊMIO RIO MODA HYPE (Evento Oficial dos Novos Talentos, que ocorre no Fashion Rio), com mais de 100 novos estilistas inseridos nas passarelas da moda. Em 2007, o PORTAL RODA DA MODA (Janela exibidora de mini documentários com mais de 300 filmes feitos sobre o processo criativo e exposições de arte).  A frente destes projetos tem recebido diversas honrarias (Moções da Câmara Municipal, Medalha de Honra Pedro Ernesto, e indicações aos prêmios na área de empreendimentos culturais: (PRÊMIO ENDEAVOR, PRÊMIO FAZ DIFERENÇA O GLOBO-FECOMÉRCIO, PRÊMIO TUDO DE BOM – JORNAL O DIA). Recentemente, lançou o HYPE FREE MARKET (2014), voltado para o segmento de usados e BRECHÓ e o RIO FOOD PARQUE – FOOD TRUCK FESTIVAL (2015), evento de gastronomia com FOOD TRUCKS, GASTROBIKES e BARRAQUINHAS GOURMET. Presidente do INBRACULTMODE – Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design, participa desde 2009 do grupo de trabalho que formou o Colegiado de Moda no MinC. Tendo participado do 1º. Seminário Nacional de Moda e Cultura, organizado pelo MinC com a presença de 150 delegados de todo o Brasil, no qual foi o quinto delegado mais votado, sendo eleito como Representante da Região Sudeste.  

Foto: Vicente de Paulo

DIRETOR EXECUTIVO

Fernando Molinari.

MBA em Gestão Cultural pela Cândido Mendes e graduado em Letras/Tradutor e Intérprete (Inglês-Português-Espanhol) pela Faculdade Ibero-Americana – São Paulo. É Diretor Executivo do Inbracultmode. De 1989 a 1992, residiu na Europa (Londres e Munique). Na volta ao Brasil, colaborou com as produções da SCBA (Sociedade Cultural Brasil-Alemanha) fazendo intercâmbio cultural entre os dois países. Em 1993, produziu a exposição do artista plástico alemão Markus Ramershoven, participante da Bienal de São Paulo-94. Ainda com a SCBA faz parte da equipe de produção do Festival de Cinema Brasileiro que ocorre na Alemanha (Tübingen, Berlin, Munique e Stuttgart), e produziu a turnê de Itamar Assunção pela França e Alemanha, após sua premiação como melhor cantor revelação do prêmio Sharp/1996. Em 1996, se muda para o Rio de Janeiro, onde criou e implantou o evento cultural Babilônia Feira Hype (Feira Cultural e Turística Oficial da Cidade) que aconteceu inicialmente de 1996 a 2007, e durante 11 anos no Jockey Club Brasileiro. Em 2004, cria e produz o Prêmio Rio Moda Hype (Evento Oficial dos Novos Talentos) dentro da programação do Fashion Rio, e que em seus 8 anos de funcionamento está na sua 17ª edição e já premiou mais de 100 estilistas no Brasil. Em 2007 inaugura o Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design/Inbracultmode – cuja missão é fomentar ações para novos talentos da Economia Criativa; e criou e produz o conteúdo de acervo digital do portal Roda da Moda com textos, fotos e vídeos mini documentários para internet sobre Processo Criativo de Moda, Artes e Design, atualmente com 350 vídeos. Em 2008 formou-se na primeira turma do curso “Coolhunting and Fashion Trends” pelo IED Barcelona; e participou do júri formado pelo British Council com o objetivo de indicar e detectar Novos Empreendedores de Moda para representar o Brasil para o prêmio internacional IYFEY International Young Fashion Entrepreneur-2008. Em 2009 e 2010, representando o Inbracultmode, fez parte do Grupo de Trabalho organizado pelo MinC no reconhecimento da Moda na Cultura e que selecionou os participantes para o Seminário de Moda em Salvador. Desde 2009, administra a aula na FGV “Moda, Entretenimento e Gestão Cultural” nos cursos de Gestão do Entretenimento e Fashion Business-Negócios de Moda, desde 2014, apresenta o case Babilônia Feira Hype no módulo sobre “Feiras” do curso de Produção Cultural da Cândido Mendes. Em 2015, é lançado o Rio Food Parque, evento gastronômico, onde coordena a curadoria dos selecionados.